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Insônia

6 dicas para ter uma boa noite de sono

É durante o sono que nosso organismo fortalece o sistema imunológico, libera o hormônio do crescimento, relaxa a musculatura corporal e organiza tudo que o dia trouxe de informações.

Noites mal  dormidas pode acarretar em falhas na memória e também desatenção, pois os neurotransmissores ficam comprometidos. Além disso, o nosso sistema imunológico depende do sono para trabalhar.

Alguns hábitos são inimigos do sono, como muita cafeína, estímulos luminosos (uso de componentes eletrônicos). Algumas mudanças de hábito podem fazer melhorar muito a insônia! Ações simples para começar hoje mesmo:

  • Estabeleça uma hora para dormir todos os dias. Evite agitações e redes sociais. Da mesma forma, estabeleça horários para acordar! 
  • As sonecas diurnas não devem ser prolongadas, aquele delicioso cochilo após o almoço não deve passar de 40 minutos. 
  • A claridade prejudica a produção de melatonina, hormônio responsável pela indução do sono, e que só é produzido no escuro. Caso acorde no meio da madrugada mantenha seus olhos fechados até voltar a pegar no sono. 
  • Se acordar e não conseguir dormir, evite ligar televisão, pegar o celular ou tentar se distrair nas redes sociais. Essas ações podem fazer o sono demorar mais ainda para voltar! 
  • Se não conseguir dormir rápido, mantenha a calma e paciência. Uma música calma ou um bom livro podem ajudar. Volte para a cama quando estiver sonolento. 
  • Cama não é sofá! Evite ficar muito tempo deitado, principalmente na cama. Se deitar é para dormir!

Lembre-se: Se estiver com sono, não dirija. Além do sono deixar a pessoa irritada e com falta de atenção, o balanço do veículo pode colaborar para o relaxamento e pode ser muito perigoso!

Alimentos que devem ser evitados a noite para quem tem insônia:

  • Não tome café ou produtos derivados;
  • Bebidas alcoólicas;
  • Chocolate;
  • Pimenta;
  • Carnes vermelhas ou alimentos em que a digestão é mais demorada.

Alimentos para consumir a noite, que colaboram para uma noite tranquila de sono:

  • Chá de camomila, erva-doce, erva cidreira (para relaxar!);
  • Suco de Maracujá (para acalmar);
  • Banana (ajuda na produção de serotonina);
  • Peixe (controla a ansiedade);
  • Laranja (diminui o estresse);
  • Nozes.

 Tratando a insônia com spray nasal de Pinetonina®

Pinetonina® é um fitocomplexo, derivado de óleos essenciais, indicado para promover o bem-estar, diminuir sintomas do estresse, como agitação, ansiedade e insônia.

Desenvolvido por um processo altamente tecnológico, cada óleo essencial foi cuidadosamente escolhido por suas propriedades terapêuticas, e formulados em um blend especial para aplicação por via nasal. Dessa forma, acessa regiões do SNC, modulando as atividades de neurotransmissores excitatórios, promovendo relaxamento, equilíbrio emocional e aliviando sintomas do estresse e insônia. Por se tratar de substâncias naturais, e por estarem adicionados em uma formulação exclusiva que garante sua correta absorção, sua aplicação nasal é totalmente segura e eficaz.

Entre os compostos bioativos presentes na Pinetonina®, destacam-se o linalol e o anetol, compostos presentes em óleos essenciais de plantas aromáticas, como por exemplo a lavanda. Suas principais atividades terapêuticas e ansiolíticas estão relacionadas com interações com o SNC, promovendo relaxamento.*

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*Com informações da Infinity Pharma
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