O herpes simples, conhecida por pequenas bolhas doloridas e pequenas é contagiosa e pode acontecer nos lábios, gengiva e boca. É uma infecção viral e grande parte da população é portadora do vírus, porém sem manifestação.
O herpes passa por três estágios importantes: A infecção primária acontece no estágio um. Pode causar até febre (menos comum). Na fase de latência, o vírus se instala no gânglio da raiz dorsal e fica lá, inativo, ficando apenas ativo na recorrência, em casos de estresses ou baixa de imunidade.
Os primeiros sintomas são coceira na região labial. Logo aparecem as bolhas que podem ser de variados tamanhos, até que se rompem e liberam o fluído que lá estavam. Elas começam a secar e dá lugar a cicatrização pode demorar alguns dias.
Aumentam o risco do herpes Labial:
- Infecções gerais;
- Menstruação;
- Estresse;
- Exposição ao sol;
- Mais graves como câncer ou HIV;
- Compartilhamento de batons, ou outros objetos pessoais.
No verão é mais comum a recorrência do herpes labial devido à exposição solar, e nas férias é comum a alimentação ser menos regrada. Usar hidratantes labiais pode ajudar, mas não resolvem o problema da imunidade.
Uma forma de evitar é ingerir alimentos ricos em Lisina! A Lisina não é fabricada pelo nosso organismo e por esse motivo devem ser consumidas.
Carnes vermelhas, frango, atum, leite e derivados, frutos do mar, camarão, feijão branco, ovos, lentilha, ervilha, semente de abóbora, tofu e leite de soja são ricos em Lisina! Ela pode ser o suficiente só com alimentação, mas nem sempre isso acontece.
Para resolver esta questão, é comum a ingestão de Lisina em cápsulas. Consulte seu médico para a melhor prescrição deste suplemento. Infectologistas, dermatologistas e clínicos gerais são as especialidades mais procuradas nesse caso!
Outro elemento natural que pode ajudar na cicatrização do herpes labial é o Óleo de Melaleuca. É conhecida devido aos óleos essenciais que podem ser extraídos de suas folhas, com excelentes propriedades. Ele é antisséptico, antifúngico, germicida, parasiticida, anti-inflamatório além de outros. No caso desse ativo, combinado com a Lisina em pomada, pode dar alívio às coceiras, além de diminuir o tempo da infecção.
Gostou? Conheça nossas unidades e conte conosco para cuidar de você!
Blog: www.dermaflora.com.br
Facebook: facebook.com/dermaflora
Instagram: @dermaflora
Linkedin: linkedin.com/company/dermaflora