Queda de cabelo sempre foi um grande problema, principalmente para os homens. Além de uma ação natural do tempo, da estação e da idade, o stress pode causar calvície tanto em homens quanto em mulheres. Mas, quais são as causas de quedas de cabelos?
Temos em media 100 mil fios de cabelos em nossa cabeça. A média de queda diária é de 50 a 100 fios. A idade torna o fio rarefeito e mais fino. Alguma doença grave pode fazer com que o cabelo caia em maior quantidade, mas os fios renascerão. E aqui esta a diferença de queda de cabelo para calvície.
Na calvície os cabelos são falhos em algumas partes do couro cabeludo e não voltam a nascer. A calvície pode ser hereditária e também causada pela idade.
Nas mulheres, a queda de cabelo pode ser um sintoma de mudanças hormonais e hormônios, deficiência de ferro, disfunção da tireoide, amamentação e pós-parto, doenças autoimunes e até doenças infecciosas. Também pode ser apenas falta de vitaminas, como a D, zinco, ferro, ômega 3, vitamina B e de proteínas. Neste caso, o organismo usa a proteína para outras partes do corpo, racionando para os fios.
Nos homens, são causas comuns: calvície masculina; calvície aerata; sensibilidade á testosterona; oleosidade em excesso; bactérias e fungos; falta de nutrientes; dermatite seborreica; anemia e doenças infeciosas.
Outra situação comum é o transtorno do controle dos impulsos, que pode levar a pessoa a puxar seus fios de cabelo da raiz ou parte deles, causando assim falhas no couro cabeludo. Esta espécie de mania é conhecida como Tricotilomania e é mais comum em mulheres do que em homens. Neste caso é importante tratar com especialistas em comportamento e até com antidepressivos.
Como então evitar a queda de cabelos?
- Logo que perceber a queda excessiva: use um bom shampoo anti-queda mais ou menos 4x na semana;
- Alimentação rica em proteína – balanceada;
- Evite fumar. Cigarros aumentam os hormônios e podem levar a quedas de cabelos;
- Evite excesso de sol na cabeça;
- Cabelo sempre seco! O fio molhado fica mais sucessível a quebra.
Tratamentos sugeridos para queda capilar e calvície:
- Formulações de loções capilares (minoxidil, latanoprosta), espumas, géis .
- Formulações orais, vitaminas orais.
- Intradermoterapia capilar.
- Laser capilar, Led capilar.
- Transplante capilar
Para começar, procure seu profissional de saúde para identificar qual é a causa do problema. Através de exames é possível detectar se a queda de cabelo ou a calvície têm focos de alguma anemia ou carência de alguma substância. Também é possível fazer um mapa hereditário para acompanhar como evitar mais queda dos cabelos.
Somente um especialista da saúde pode identificar e apresentar as melhores opções para seu tratamento!
Conheça nossas unidades e conte conosco para cuidar de você!
Siga-nos nas redes sociais.
Blog: www.dermaflora.com.br
Facebook: facebook.com/dermaflora
Instagram: @dermaflora
Linkedin: linkedin.com/company/dermaflora