Você tem pele acneica? Saiba que este problema atinge 90% dos jovens / adolescentes e metade dos brasileiros adultos. Existem diversas soluções para minimizar seus efeitos, conheça neste artigo!
A doença que atinge ambos os sexos é uma dermatose consequência de aumento da produção de secreção da glândula sebácea. Pode ser causada por proliferação de bactérias causadas por obstrução dos poros. Não existe um sexo preferido para a acne, homens e mulheres são atingidos geralmente mais na fase da puberdade devido aos hormônios sexuais. Pode ter tendência hereditária e ser causado por outras situações como que geram alteração hormonal (gravidez, síndrome do ovário policístico, etc). A exposição ao sol, stress ou uso de corticoides podem agravar a acne. Ela pode aparecer em diversas partes do corpo como pescoço, costas, peitos, braços, pernas, mas são mais comuns na região facial.
Além do problema estético, a acne pode trazer consequências psicológicas graves, como a depressão e a redução da autoestima, principalmente em adolescentes.
Veja algumas dicas para minimizar ou tratar a pele acneica:
- Procure profissionais de estética para limpeza facial;
- Higienize a pele com produtos próprios para pele acneica;
- Use secativos e cicatrizantes para controle de lesões e diminuição do processo inflamatório da acne;
- Use maquiagem apropriada para seu tipo de pele e para pele com acne;
- Use sempre protetor solar apropriado;
- Evite o uso de produtos comedogênicos na pele com acne (cremes, óleos e loções) que não estimulam o entupimento dos poros;
- Sempre tire a maquiagem!
- Beba sempre muita água. Lembre-se que a pele é o maior órgão do seu corpo;
- Óleo de prímula: acido graxo anti-inflamatório. Sua deficiência pode causa acne;
- Citrato de zinco: para cicatrização e renovação da pele acneica.
Manter uma dieta balanceada, como sempre, e uma das formas naturais de ajudar na acne. Pessoas que consomem vegetais e frutas tendem a ter menos acne. Experimente consumir probióticos! O Ômega 3 também é um aliado anti espinhas. O salmão principalmente, peixes, sardinhas e arenque podem ajudar a combater a inflamação. Outra informação importante é diminuir o leite na alimentação. Estudos mostram que o leite estimula a testosterona e andrógeno, hormônios do sexo masculino.
Conheça algumas outras situações para se evitar em peles acneicas:
- Não aperte espinhas. O local pode ficar com marcas e ajuda a bactéria a entrar em outros poros;
- Excesso de sol piora a acne;
- Lavar mais de 2x ao dia o rosto com acne. Esta ação pode deixar sua pele ainda mais oleosa;
- Passar a mão no rosto. A mão por mais limpa que seja carrega oleosidade e sujeira;
- Doces e bebidas adocicadas. O açúcar pode estimular certos hormônios devido a pico de insulina.
Outra forma de ajudar a tratar e combater a acne são o Skinbiotics. Eles são Probióticos (fragmentos ativos) destinados à aplicação tópica com o objetivo de restaurar a alteração do microbioma cutâneo relacionado com diversas patologias de pele. Inúmeros estudos científicos têm correlacionado a disbiose cutânea (desequilíbrio entre as bactérias benéficas e bactérias patogênicas que colonizam nossa pele) com doenças tais como acne, dermatites, psoríase, melasma entre outras. Skinbiotics aumentam a produção de ácido Hiaurônico na pele.
Ácido Hialurônico
O HA e um dos componentes fundamentais dos tecidos conjuntivos e proporciona à pele propriedade de resistência. A deficiência de HA provoca enfraquecimento da pele com a formação de rugas, marcas e manchas na pele. Um de seus benefícios é o controle de inflamação cutânea.
A aplicação de SkinBiotics fornece escudo protetor para a pele semelhante a uma barreira física. Isso é denominado interferência bacteriana, através da inibição competitiva de sítios de ligação e prevenção da colonização por outras cepas bacterianas, potencialmente patogênicas.
Consulte um dermatologista para avaliar sua acne e qual a melhor solução para o caso da sua pele!
Conheça nossas unidades e conte conosco para cuidar de você!
Siga-nos nas redes sociais.
Blog: www.dermaflora.com.br
Facebook: facebook.com/dermaflora
Instagram: @dermaflora
Linkedin: linkedin.com/company/dermaflora
***Foto: Pixabay.