Cabelo bonito começa pela raiz.
Você não esquece dos cuidados com os cabelos, não é? Claro que não! São a moldura do rosto, como dizem. Shampoos, condicionador, leave-in e até colágeno! Mas e o couro cabeludo? Você tá cuidando?
Muitas pessoas se dedicam para manter o cabelo sempre lindo e saudável, mas o fato é que para chegar lá, você deve iniciar os cuidados não só no comprimento dos fios, mas desde o couro cabeludo!
É a partir dele que a fibra capilar cresce e se sustenta, então, é fundamental que a região esteja sempre limpa, equilibrada e hidratada para o cabelo crescer com força, brilho e maciez.
Como ter o couro cabeludo saudável?
Você precisa seguir uma rotina de cuidados, como:
- Conheça seu couro cabeludo: O couro cabeludo saudável é aquele que não demonstra sinais de irritação ou sensibilidade. Ele é hidratado, mas não é oleoso demais, e oferece um ambiente propício para o crescimento normal dos fios. Para cuidar da região, é importante conhecer os principais sinais de que algo não vai bem com a pele ou a raiz do cabelo. A caspa, que é uma descamação, pode ser branca ou amarelada e pode indicar tanto excesso de oleosidade, quanto ressecamento ou ação de fungos.
- Tome cuidado com os banhos quentes: Por mais que seja relaxante, a alta temperatura pode ressecar tanto a pele quanto os fios, o que em alguns casos pode piorar a oleosidade excessiva (para quem já tem essa pré-disposição) ou agravar o quadro da caspa. Além disso, a tendência é que o hábito deixe os fios opacos e sem vida. A orientação dos dermatologistas é sempre manter a água sempre morna ou fria.
- Use o anticaspas adequado: Além de eliminar as caspas, ele é um produto fundamental na proteção contra a volta dos fungos.
- Cabelos oleosos sempre limpos: O couro cabeludo que produz mais sebo do que o normal, geralmente, precisa ser lavado todo dia, especialmente por quem tem cabelo fino ou ralo, em que a oleosidade se espalha mais facilmente. Essa higiene frequente pode ser cansativa, mas é fundamental para evitar que o sebo obstrua os folículos capilares e atrapalhe o crescimento.
Tenha uma rotina de tratamento
Assim como nossa pele, o couro cabeludo também precisa de uma rotina capilar que trate e mantenha a saúde. Por isso, é interessante incluir produtos de uso diário especializados na vitalidade da região, como shampoos anticoceira, linhas completas voltadas para couros cabeludos sensíveis, além de opções tecnológicas, como condicionadores formulados para serem aplicados na raiz e outros que promovem detox, para manter a área sempre limpinha e apropriada para o crescimento capilar.
Você pode investir, ainda, em produtos manipulados e feitos de acordo com a sua necessidade. Se essa for a sua preferência, procure seu dermatologista e traga a sua receita para a Dermaflora!