(11) 3885-4010
(11) 5051-1220

Seg à Sex - 08:00 às 18:00
Sáb - 9:00 às 13:00

Inverno, Pele, Saúde

Saiba como evitar complicações infantis de pele ou respiratórias no inverno

No inverno, as mudanças bruscas de temperatura em conjunto com a baixa umidade e ao acúmulo de poluição favorecem a proliferação de vírus e bactérias responsáveis pelas doenças respiratórias. Além disso, as pessoas tendem a ficar em lugares fechados facilitando a transmissão de diversos vírus e bactérias.

Este cenário, somado a imaturidade do sistema imunológico da criança, faz com que as doenças típicas da estação sejam mais frequentes nos pequenos. As mudanças bruscas de temperatura somadas à baixa umidade e ao acúmulo de poluição favorecem a proliferação de vírus e bactérias responsáveis pelas doenças respiratórias.

As patologias mais presentes nesta época do ano são gripe, resfriado, otite e dor de garganta. Entre as principais patologias respiratórias em crianças, estão:

Gripe
A gripe não é tão frequente quanto o resfriado, mas, quando aparece, costuma deixar a criança de cama. Caracterizada por febre alta, dores musculares, dor de cabeça e de garganta e tosse seca. Se a criança já estiver gripada, siga as instruções de um médico para evitar que o problema evolua para outro mais grave, como a pneumonia.

Resfriado
Durante o inverno, quando epidemias virais se tornam mais comuns graças ao confinamento de pessoas em locais fechados, o contágio é muito mais frequente. Crianças têm, em média, oito resfriados por ano. Muito menos agressivo do que a gripe, o problema costuma desencadear complicações como congestão e secreção nasal, dor de garganta e espirros.

Sinusite
A inflamação das vias aéreas superiores, conhecida como sinusite, costuma ser decorrente de resfriados não tratados, alergias respiratórias e problemas na própria anatomia do nariz, como desvio de septo. Tratando esses problemas, seja com remédios ou cirurgia, o risco de ter uma crise de sinusite é muito menor.  Entretanto, o ressecamento das mucosas nasais, a fumaça do cigarro e até mudanças bruscas de temperatura podem contribuir para o aparecimento do problema.

Pneumonia
Infecção aguda que atinge os pulmões, a pneumonia pode ser decorrente de bronquites, resfriados e gripes não tratados. Seus principais sintomas são tosse com escarro, dor no peito, febre alta, suor e palidez. A melhor forma de prevenção é evitar o cigarro, não ficar em ambientes fechados com muitas pessoas e cuidar de eventuais doenças respiratórias. Em casos agudos do problema, pode ser necessária a internação da criança.

Tratamento
O tratamento para as patologias costuma ser sintomático, com o uso de medicamentos em casos de resfriados e febres, inalação para tosse seca e chiado no peito e aplicação de descongestionante nasal.

Para prevenir doenças respiratórias nas crianças durante o inverno, é necessário tomar alguns cuidados como hidratação, lavar as mãos com frequência, evitar mudanças bruscas de temperatura e locais fechados, além de realizar vacinas corretamente.

Outra forma de prevenção é o consumo de elementos naturais, como o Extrato Aquoso de Própolis. Produto natural tem a capacidade de ativar e impulsionar o sistema imunológico, além de ter ação anti-inflamatória. A própolis aumenta a produção de anticorpos e da atividade das células.

Em seus estudos, o imunologista José Maurício Sforcin, professor da Universidade Estadual Paulista, em Botucatu, no interior de São Paulo, tem observado a participação da própolis em prol do sistema imunológico. “Suas substâncias promovem maior ativação das células de defesa, favorecendo o reconhecimento e a destruição dos micróbios”, explica. (Fonte: Saúde Abril)

E caso esteja interessado neste produto, você pode adquiri-lo aqui na Dermaflora. Mas, é importante ressaltar a importância de você consultar um médico de confiança e conversar sobre as possibilidades para aumentar a imunidade do seu filho!

Conheça nossas unidades e conte conosco para cuidar de você!

Siga-nos nas redes sociais.

Blog: www.dermaflora.com.br
Facebook:facebook.com/dermaflora
Instagram: @dermaflorasp 

Dermaflora - Farmácia de manipulação © 2018- Todos os direitos reservados
Desenvolvimento Eficazi

www.eficazi.com.br