A obesidade é uma doença em crescimento. Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 60% da população brasileira está acima do peso, sendo que aproximadamente 26% desse público é obesa. Para se ter uma ideia do crescimento, entre 2003 e 2019, o número de obesos acima dos 20 anos saltou de 12,2% para 26,8%, diz o IBGE.
Junto a esses números, crescem as dietas mirabolantes que prometem perder peso a qualquer custo e, ou comprometem a saúde do indivíduo, ou não funcionam efetivamente. Já é ponto pacífico que para emagrecer bem e com saúde, esse processo precisa estar amparado em dois pilares: alimentação saudável e atividade física.
Alimentação adequada, rica em nutrientes, com baixo valor calórico e pobre em gordura e açúcar, contribui para perda de peso e ainda melhora as taxas, sem comprometer a saúde. Já a atividade física traz benefícios auxiliando na queima calórica e de gordura, ajuda no ganho de massa muscular e acelera o metabolismo.
Tanto alimentação quanto os exercícios trarão melhores resultados quando houver o acompanhamento de profissionais dessas áreas. É fundamental que haja orientação nutricional e de um personal para que você perca peso com saúde e previna os problemas da obesidade.