O ressecamento e envelhecimento da pele das mãos e pés, que surge durante o decorrer do tempo, pode ser controlado com o uso de produtos hidratantes.
Em algumas pessoas provoca a chamada síndrome mão-pé, que consiste em ressecamento da pele de mãos e pés, algumas vezes chegando a causar rachaduras, vermelhidão, descamação e ressecamento.
O manto lipídico, que protege a queratina tem a função de proteção. Quanto maior o ressecamento, maior será o espessamento dessa queratina, provocando rachaduras e coceiras. Não deve- se remover a queratina com lixamento, isso faz com que haja um maior espessamento, pois se não há a hidratação normal , a pele irá produzir mais queratina para
equilibrar a proteção. Com ressecamento e sem hidratação, surge o envelhecimento precoce.
A reposição é feita pelos tratamentos hidratantes, que podem conter substâncias diversas, como a uréia, silicones, óleos ricos em ácidos graxos essências e outros agem para evitar a perda da água. Para as mãos, a associação de peptídeos, vitaminas, minerais, ativos clareadores e nanovetorizados podem reverter e retardar o envelhecimento.
A síndrome mão-pé deixa a pele muito suscetível a agressões externas, fungos e bactérias, por isso é necessário manter essas regiões bem higienizadas.
Para a manutenção do tratamento é indicado o uso de sabonetes líquidos ou em barras que sejam hidratantes. A secagem deve ser feita evitando-se a fricção da toalha ou com o uso de um secador de cabelos. Depois da limpeza, deve-se passar o hidratante e voltar a usar o produto sempre que houver sensação de que a pele está seca.
A coceira, que é resultado do ressecamento da pele, tende a reverter com a correta hidratação.
Vale lembrar que mãos e pés também envelhecem, o uso de um protetor solar com fator de no mínimo 30 nas mãos diariamente, deve-se tornar rotina, e nos pés quando expostos ao sol .
COMO EVITAR O ENVELHECIMENTO DE MÃOS E PÉS? USO DIÁRIO DE SABONETES SUAVES E HIDRATANTES.
NÃO SE ESQUEÇA: HIDRATAR PÉS E MÃOS É TÃO IMPORTANTE QUANTO HIDRATAR A FACE.